O Cartório

Apresentação

O Cartório do 17º Ofício de Notas do Rio de Janeiro oferece serviços de autenticações, reconhecimentos de firmas, lavraturas de escrituras, procurações, atas notariais, divórcios, inventários e todos os atos de competência Notarial, dispondo de uma estrutura moderna e uma grande equipe especializada e treinada, a fim de formalizar seus documentos com eficácia e segurança jurídicas.

Você pode utilizar nossas consultas e serviços online, ou aproveitar nossa localização privilegiada, no coração juridico e financeiro do Rio de Janeiro (próximo ao Terminal Garagem Menezes Cortes).

Aproveite, e venha ser um parceiro!

Atribuições

Embora tendo uma existência que se constata alongar no passado mais remoto, as funções notariais nos foram transmitidas pelos nossos descobridores, aperfeiçoando-se no período da colonização, e de forma mais regular ainda com a chegada da Família Real Portuguesa em nosso território.

É fato que a figura do notário tinha já contornos e autoridades definidas na Velha Europa, e sua importância veio se reafirmando, em nosso país, ao mesmo tempo em que construíamos a nossa história.

Embora os registros públicos tivessem um caráter mais geral, á medida que a sociedade se aprimorava nos diversos tipos de controle, também os registros foram sendo especializados e compartimentados, de tal forma que hoje, em nosso país especificamente, temos os Registros Imobiliários, os Serviços Notariais, os Registros Civis de Pessoas Naturais e de Pessoas Jurídicas, etc cada qual com sua função determinada e definida legalmente, regulamentada pela chamada Lei de Registros Públicos - Lei nº6.015.

No caso particular do Cartório de Notas, ou Serviço Notarial, cabe ao notário colocar, nos limites da lei, em documento de caráter público, a expressa vontade das partes, seja em uma simples declaração (para guardar) ou num contrato de compra e venda, numa disposição de última vontade, ou na transferência de poderes.

Esta atividade notarial tem o resguardo da fé pública, e é concedida mediante concurso público monitorado pela Justiça Estadual, ao contrário de ser um munus hereditário, concedido pelo Executivo máximo, a pessoas de sua preferência, como em passado recente.

Cabe ao Notário pois, dentro do que lhe permite a legislação pertinente, tomar por termo as declarações e acordos, orientando o usuário, e dando-lhe sobretudo segurança e eficácia nos negócios que entabula, para que tenham validade ante a sociedade em geral (o que chamamos para valer erga omnes). Daí a importância que leva o usuário a buscar os serviços notariais, orientando-se, e tendo a certeza que suas legítimas expressões de vontade tenham a validade que a lei lhes confere.

História

O 17º Oficio de Notas foi criado em 1917, portanto há 100 anos, e é um dos tabelionatos mais renomados, tradicionais e estruturados do Estado do Rio de Janeiro situado em um prédio de cinco pavimentos na Rua do Carmo nº 63, coração do centro do Rio, com uma equipe aproximada de 150 profissionais.

Como órgão vivo e atuante, passou por diversas situações de reconhecimento e, em 1995 foi reativado e, desde então focado na melhoria constante do atendimento ao cliente, modernizando suas instalações e operacionalização sendo um dos cartórios mais bem montados da cidade do Rio.

O compromisso e visão do atual Tabelião, Dr. Carlos Alberto Firmo Oliveira, é atender as demandas de forma diferenciada, focando no respeito, integridade, confiabilidade e presteza indispensáveis aos negócios da atualidade e ao respeito a todos clientes do cartório, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

Localização privilegiada, no coração jurídico e
financeiro do Rio de Janeiro!


ENCONTRE-NOS!